Extintores

Tipos de Extintores

EXTINTOR DE ÁGUA PRESSURIZADA PRESSÃO PERMANENTE

Este extintor não é provido de cilindro de gás propelente, visto que a água permanece sob pressão dentro do extintor de água. Para funcionar, necessita apenas da abertura do registro de passagem do líquido extintor. São comercializados em 2 modelos: 10L (portátil) e 75L (com carreta).
Esse extintor é indicado para incêndio de classe A (Combustíveis Sólidos: papel, madeira, plástico, etc.). Fazemos recarga de extintor.

 

 

EXTINTOR DE PÓ QUÍMICO SECO

O extintor de pó químico pode ser o BICARBONATO DE SÓDIO ou de POTÁSSIO que recebem um tratamento para torná-los em absorvente de umidade. O agente propulsor pode ser o GÁS CARBÔNICO ou NITROGÊNIO. O agente extintor forma uma nuvem de pó sobre a chama que visa a exclusão do OXIGÊNIO. Existem vários modelos deste extintor. São eles: 1Kg (comumente usado em automóveis), 2Kg (comumente usado em caminhões), 4Kg, 6Kg, 8Kg, 12Kg, todos portáteis. Temos também os extintores com carretas que são os de 20Kg, 30Kg e 50Kg. Este extintor é indicado para extinção de incêndios das classes “B” e classe “C”. Fazemos recarga de extintor.

 

 

EXTINTOR DE GÁS CARBÔNICO (CO2)

O Extintor de GÁS CARBÔNICO é material não condutor de ENERGIA ELÉTRICA. O mesmo atua sobre o FOGO onde este elemento (eletricidade) esta presente. Ao ser acionado o extintor , o gás é liberado formando uma nuvem que ABAFA E RESFRIA. É empregado para extinguir PEQUENOS focos de fogo em líquidos inflamáveis (classe B) e em pequenos equipamentos energizados. Deste extintor possuímos os seguintes modelos: 4Kg e 6Kg (portáteis) e os de 10Kg e 50Kg (com carreta). Este extintor é indicado para incêndios das classes “B” (Líquidos Inflamáveis) e Classe “C” (Equipamentos Elétricos). Fazemos recarga de extintor.

Classe de Extintores

Quanto a composição os Extintores se classificam em 3 classes:


CLASSE “A”
São materiais de fácil combustão com a propriedade de queimarem na sua superfície e profundidade, o que deixam resíduos como: tecidos, madeira, papael, etc.

 

CLASSE “B”

São considerados os inflamáveis, os produtos que queimem somente na sua superfície, não deixando resíduos, como: óleos, graxas, vernizes, tintas, gasolina, etc.


CLASSE “C”
São considerados quando ocorrem em equipamentos elétricos energizados, cmo: motores, transformadores, quadros de distribuição, fios, etc..

Recarga de Extintores

A recarga do extintor deve ser realizada imediatamente após o uso do equipamento, ou quando o ponteiro do manômetro estiver na faixa vermelha. No caso de o extintor sofrer danos mecânicos deverá ser vistoriado.

 

A manutenção: deve ser realizada anualmente ou quando solicitada pela inspeção mensal. Ela consiste nos seguintes itens:

1. Identificação dos equipamentos;
2. Descarga e Desmontagem;
3. Decapagem;
4. Verificação, limpeza e calibração das roscas;
5. Carga;
6. Pressurização;
7. Montagem e Acabamento;
8. Controle de Qualidade;
9. Elaboração de Planilhas e Relatórios.

 

A ROCATEC oferece o serviço de Recarga de Extintores, assim como manutenção ou venda.

ROCATEC© 2018