Sistema de Prevenção e Combate à Incêndios

No caso de um incêndio, segundos fazem toda a diferença!

 

A resposta eficiente do sistema de segurança contra incêndios, detectando, sinalizando e acionando os agentes extintores de incêndio, somado a manobras rápidas, seguras e precisas da equipe de Brigada de Incêndio – compõem o Sistema de Prevenção e Combate Contra Incêndios.

 

Por esse motivo a Instalação de Equipamentos Contra Incêndio de alta confiabilidade, juntamente com o treinamento adequado da equipe responsável pela Brigada de Incêndio, fará toda a diferença numa eventual emergência de incêndio, diminuindo os riscos, as perdas materiais e até mesmo salvando vidas.

 

A ROCATEC Segurança Contra Incêndios oferece uma linha completa Serviços e Equipamentos para Combate à Incêndios, totalmente em conformidade com as normas de segurança contra incêndio.

 

Tudo para garantir a segurança da sua edificação e ocupantes, zelando pela vida e seu patrimônio.

 

A seguir os elementos que compõem o Sistema Contra Incêndios:

Hidrantes

O sistema de hidrantes é instalado na tubulação geral de incêndio, sendo que sua pressão e vazão devem ser determinadas de acordo com as normas do Corpo de Bombeiros e a NBR.

 

O sistema é constituído por uma rede de tubulação constantemente pressurizada pelas bombas de incêndio e acionadas por motor elétrico ou diesel, devendo entrar em funcionamento automaticamente quando houver abertura de qualquer ponto de hidrante.

 

Os hidrantes podem ser simples (utilizados em áreas internas) ou duplos (utilizados em áreas externas e em áreas internas dependendo da situação e do risco) e são compostos de registro controlador, adaptador tipo engate rápido e tampão com engate rápido para proteção contra detritos, animais ou insetos.

 

O conjunto precisa de um abrigo metálico para acomodar no seu interior os acessórios (chave tipo engate rápido, mangueiras de incêndio e esguichos).

Alarme Contra Incêndios

O sistema de Alarme Contra Incêndios, realiza o gerenciamento, a supervisão e sinalização de emergência de incêndio, para acionar a brigada de incêndio, e que sejam realizadas as operações de emergência para evacuação através de rotas de fuga e/ou combate ao incêndio.

 

Conforme determina a Norma ABNT NBR 17240, o painel central deverá possuir uma fonte de alimentação de emergência constituída por baterias, destinada a manter o funcionamento do sistema na falta de energia elétrica normal.

 

Este sistema tem a finalidade de detectar imediatamente o princípio de incêndio, através de detectores de fumaça e/ou detectores térmicos distribuídos de acordo com a Norma ABNT NBR 17240.

Detectores de Fumaça

Quando alguma coisa começa a queimar e emitir fumaça, o detector de fumaça dispara um alarme visual e sonoro a 85dB.

 

O alarme é tão forte que mesmo as pessoas que estão dormindo profundamente serão acordadas.

 

O Detector de Fumaça é um sistema adicional de prevenção e sinalização contra incêndios e detecta rapidamente a formação da fumaça – antes que sua concentração possa se tornar prejudicial as pessoas – e emite um alarme acústico e visual.

 

Deve ser instalado no teto, preferencialmente em cada sala, quarto, bem como nos corredores para cada andar da residência.

ROCATEC© 2018